Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post

Entrar

Registrase

Metas SMART

Por onde começar na hora de definir as metas? Como deve ser o objetivo para que ele seja claro e maximizar as chances de consegui-o?

Existe um método que ajuda definir as metas de maneira fácil e objetiva.

 

Deve se lembrar de uma palavra: “SMART” que em inglês que dizer “inteligente”, então uma forma de lembrar os passos para construir uma meta é lembrar de  “meta SMART” onde cada letra é:

 

"S" de Specific

 ou seja uma meta deve ser “Específica”, exatamente o que? Não deveria  ser algo “vago”, deve ser algo preciso, em uma quantidade dada em um tempo dado.

  • Exemplo: “100 % de clientes satisfeitos”; “Lucros de R$10000 ao mês”. “Vender 5000 exemplares por ano”; “Terminar o curso este ano”; “Baixar de peso”; “Ter mais amigos”, etc.

"M" de Measurable (Mensurável)

Sua meta deve possuir KPI (Indicador Chave de Performance) ou que possa ser medida. Você deve poder medir quando atinge a meta ou em que grado alcançou ela. se esta perto ou longe de alcançar os objetivos.

 

  • Exemplo: Pode colocar sua meta como uma quantidade de algo a ser alcançado, como dinheiro em R$, um determinado peso ou quantidade em Kg ou g. Horas, etc.

 

  • Exemplo: Baixar 2 Kg de peso (é medível com uma balança). Faturar R$ 8000 ao mês, é medível contando. Diminuir 30 min por dia em desperdício de tempo, é medível com um relógio ou cronómetro.

 

"O que não se mede não se controla"

"A" de Attainable (Atingível)

ou Alcançável, quer dizer que deve ser algo possível, realista de acordo ao contexto no qual você se encontra.

É muito importante que não coloque os objetivos muito fora da realidade, os objetivos ou metas são para serem cumpridos.

“Correr os 100 metros em menos de 9 segundos”, se você não é corredor ou corredora implicaria ter como objetivo bater o recorde mundial.

Não deve ser confundido como algo que impõe limitações à criatividade, já que todo é possível, más, trata-se de uma regra que diz que deve usar o “senso comum” (bom senso) para estabelecer suas metas de maneira que elas possam ser atingidas com os recursos que você tem ou que tem a possibilidade de conseguir.

"R" de "Relevant" (Relevante)

A meta deve ser importante para você, ou para sua Empresa, deve ter algum significado que faz sentido para seu negócio ou para sua vida pessoal.

  • Exemplo: “Correr 1 quilometro em 10 minutos”.  “Zero reclamações de Clientes”. “Falar em público”. “Reduzir gastos em 25%”. “Aumentar minhas vendas em x%”

"T" de "Time based"

ou Temporal, isto é, toda meta deve ter um prazo para ser cumprida. É uma das características mais importante de uma meta. Uma meta só estará definida quando vc estabeleça o lapso de tempo para ser executada.

  • Exemplo: “Quero ganhar 1 milhão de R$” Quando?? em 1 Milhão de dias? em 50 anos? 1 ano?. “Baixar 5 kg de peso em 5 meses”. “Duplicar as vendas até fim de ano”. “Correr 42 km em menos de 8 horas”.

 

 

"Planejamento sem um Prazo é só um sono"

Comente:

Deixe um comentário

Veja mais
Branding
23 jan

Branding

O que é Branding? Branding é o processo de criar uma marca e desenvolver sua

Pirâmide de Aprendizagem
01 abr

Pirâmide de Aprendizagem

Pirâmide de Aprendizagem "Ouço e olvido, Leio e recordo, Faço e Aprendo" "Ouço e olvido,

Design Thinking
23 nov

Design Thinking

O que é Design Thinking? Design thinking  é o caminho para conseguir pensar criativamente desde

O que são as 5S?
22 nov

O que são as 5S?

O que são as 5 "S"? As 5 S correspondem às iniciais  de 5 palavras

Metas SMART
04 jan

Metas SMART

Por onde começar na hora de definir as metas? Como deve ser o objetivo para