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O que é Branding?

Branding é o processo de criar uma marca e desenvolver sua identidade visual, posicionamento, valores e propósito.

É a forma como uma empresa ou produto é percebido pelos clientes e pelo mercado em geral. O objetivo do branding é criar uma conexão emocional entre a marca e seus clientes, construir sua reputação e fidelizar seus consumidores.

O processo de branding envolve vários aspectos, como a criação do nome
da marca, o design do logo e outros elementos visuais, a definição de sua
personalidade e tom de voz, além de estratégias de comunicação e marketing que
ajudam a consolidar sua presença no mercado.

Um bom branding é importante porque ajuda a diferenciar uma marca da concorrência e a estabelecer sua autoridade em um determinado mercado. Também pode ser uma ferramenta importante para conquistar a lealdade dos clientes e fomentar a identificação com a marca, o que pode levar a um aumento nas vendas e no reconhecimento da marca ao longo do tempo.

 

O que é Marca?

“É o que vem na mente” quando vemos um Logo, cheiramos, escutamos uma frase ou lemos um slogan, é a representação do Produto e ou Valores de uma Empresa em nossas mentes, é o que é percebido pelo Cliente.

A definição exata de Marca pode ser consultada no site do INPI (em Brasil).

 

Como atua o Branding?

O Branding atua na representação do Produto ou Serviço que a Empresa ou Entidade quer transmitir aos Clientes.

Dessa forma atua criando a Identidade da Marca, assim como poderia ser no caso de uma pessoa, a partir dos Valores, Ações, Relacionamentos, Imagem e outras particularidades “observáveis” ou prejulgamentos.

Conhecendo os Valores que a Marca quer transmitir, o público com o qual ela quer se relacionar, a Imagem que ela quer dar e qualquer outro aspecto com impacto nos sentidos ou nos pensamentos, surgem:

A Imagem, todo o que é tanto intangível como tangível e pode ser percebido com os sentidos, como por exemplo:

O logotipo da Empresa.

Nome.

Produto.

As cores.

Fontes que utiliza.

Atendimento.

Preço.

Comunicação.

Um Slogan, como uma frase com a qual se diferencia dos outros, como são os exemplos conhecidos:

  • Nike: Just Do It
  • Ford: Go Further
  • Apple: Think Different
  • McDonald’s: I’m Lovin’ It
  • Burger King: Be Your Way
  • Bombril: 1001 utilidades
  • Bis: Quem come um pede Bis
  • AXE – A primeira impressão é a que fica.

Aqui um listado de outro blog com um listado completo de Slogans de marcas Brasileiras:

https://mundodasmarcas.blogspot.com/2006/09/slogans-brasileiros.html

Pode ser um perfume, e ou uma música, como no caso de determinadas lojas em um shopping por exemplo.

A lista continuaria dependendo da criatividade de cada um. Acredito que todo o anterior são aspectos que podem ser recordados e atrelados a uma Marca, pelo que cada vez que sejam lembrados, possivelmente estarão lembrando da Marca também.

Existe um principio Universal que diz: “Gostamos de quem gosta de nos”.

Outro aspecto da Identidade da Marca no qual o Branding atua é o:

Posicionamento da Marca, ou seja, “Como quero que meus clientes me vejam? ” Vou ser uma Marca cara? Barata? Popular, exclusiva? Vou atender nichos? Qual cultura, religião, classe social, sexo, franja etária, etc.

Esse Posicionamento será consequência do comportamento e das ações de Marketing que a Empresa realiza ou vice-versa.

Muitas vezes as Empresas, e Pessoas que estão no processo de criação acodem a especialistas dedicados ao Branding para ajudar elas a definir o que elas querem ser, ou descobrir sua identidade.

Para isso o Especialista em Branding obtém informações da Empresa relacionada a como ela quer se Posicionar no mercado, o que ela quer ser, o que ela quer fazer, como ela quer ser vista pelos Clientes?

É um trabalho interessante para quem gosta já que o Professional deve por um lado, fazer um processo de Sugerir ideias, dar opções, Testar e pelo outro, o Cliente (em este caso o Dono da Marca) “Comprar” a ideia e sentir que todo o Modelo de Negócio a representa.

O grande desafio acredito que seja, assim como na vida das pessoas, a concordância entre o que um acha que os demais estão vendo e o que os demais acham de verdade.

Muitas vezes, criamos uma Identidade da Marca achando que está transmitindo uma mensagem determinada ou atuando em um mercado específico mas os Clientes não o percebem.

Uma Marca sempre quer:

– ser recordada

– transcender no tempo

– ser associada a algo bom, ou melhor

Conjunto de ações e características que Representam a um determinado Produto, Serviço ou Empresa.

Muitas vezes as Marcas valem mais que os produtos que elas vendem. Uma vez que conseguem gerar um vínculo com o Cliente (muitas vezes por todo o que elas representam, seus valores e padrões de qualidade) elas consiguem fidelizar-se.

– Comunicação, é como a Empresa conversa com seus Clientes, em todos os sentidos, como ela transmite seus valores, e propósito. O Storytelling contado pela Marca procurando senso de identificação.

Todas as Estratégias, Métodos e Táticas de persuasão que possam ser aplicadas com o intuito de ser mais valorizada.